terça-feira, 3 de abril de 2012

Converssando Pra avançar no Arraial 2012.

Na ultima quinta - feira (29/03/2012), ocorreu no memorial dos povos a segunda reunião da FUMBEL e os diretores de varias quadrilhas juninas de Belém, onde a fundação apresentou a sua proposta para o São João 2012 de nosso Município.
A pré -inscrição já esta sendo realizada durante as reuniões e também na FUMBEL durante todo o mês de Abril, com inicio já programado para o dia 15/06/2012, o são joão em Belém terá ainda uma exposição com trajes das quadrilhas juninas organizada pela Instituição.
Com a presença do presidente da Fundação Carlos Amilca, uma conversa sensata e produtiva foi feita e com muitos avanços para o evento, Amilca afirmou que apresentaria a proposta e o que estivesse a seu alcance e não trouxesse problemas a fundação não exitaria em ajudar o movimento. O já elogiado modelo de disputa do ano anterior continua em 2012, com a disputa apenas entre as quadrilhas da capital e um outro momento para as quadrilhas de outros municípios.
Alguns pontos considerados polêmicos estavam em pautas como: A eliminação do Jurado do quesito conjunto, o tamanho da anagua das bailarinas e as musicas das misses.
No primeiro ponto a Fumbel apresentou um modelo com cinco quesitos e quatro jurados, a nota do quesito conjunto sairia de uma soma realizada pelos outro quatro jurados o que preocupou muitos diretores de quadrilha juninas, mais após um debate fraterno a Fundação aceitou a proposta das quadrilhas juninas e manteve o jurado. Ainda no ponto jurado um outro avanço foi a construção de cabines individuais para cada jurado o que vai proporcionar mais eficiência em seu julgamento e maior atenção e prestigio aos trabalhos que se apresentaram no palco.
No ponto anagua das bailarinas ficou a orientação para que os estilos de trajes da anagua não sobreponha a saia, o jurado do quesito traje será rigoroso ao julgar o conjunto do traje nesse ponto.
Outro ponto bastante comentado foi a musica das misses, no São João 2012 da prefeitura de Belém a Miss Morena Cheirosa (Mulata) não poderá se apresentar dançando Samba, musica eletrônica, Rock, Pagode ou qualquer outro ritimo do gênero. Os ritimos regionais serão a bola da vez a ser apresentado pelas misses, ritimos como: Lundum, Carimbó, Marujada Bragantina, Batucada, Xaxado são ritimos liberados pela fundação para apresentação das misses morena cheirosa, o mesmo valendo para as misses caipira e simpatia que também ponderam apresentar-se com forró e Merengue. Foi também orientado para que o tema dos trajes da misses não saiam do contexto da roupa dos demais brincantes, podendo a quadrilha ser punida pelo jurado do quesito conjunto caso ele entenda que o tema foge do tema geral da quadrilha junina.