O que foi criado um dia para ser o grande palco da cultura popular da cidade de Belém, hoje vive em completo abandono, a homenagem feita ao maestro Waldemar Henrique hoje não passa de um espaço sem aproveitamento.
Após a reforma da antiga praça Kennedy em 1999 ela foi rebatizada com o nome do compositor Paraense, a praça possui além de uma concha acústica espaço infantil, e o grande piano palco. Apesar de ser uma das praças mais acessíveis para o publico com um ponto de integração para vários bairros e municípios da região metropolitana de Belém, sofre com o descaso do poder publico, o que no papel é um dos mais belos cartões postais de Belém com fotos do ano 2000 não chega nem perto da realidade da praça.
Hoje 13 anos após sua inauguração os espaços da praça parecem ter mudado a função para qual foram criadas; A concha acústica que seria palco para apresentação das mais variadas manifestações culturais de nosso Município serve como abrigo para moradores de rua, a circulação de artistas foi trocada pela dos assaltantes, que põe em risco a todos os pedestres que usam o terminal de integração e o grande piano palco e sua arquibancada tem uso anual apenas no mês de Junho com o Arraial Junino da Cidade de Belém, uma das poucas manifestações populares que resiste e usufrui da pouca estrutura que o espaço ainda possui.
Grupos Culturais e Folclóricos no Esquecimento.
Já é normal hoje em dia vermos cada vez mais jovens e adolescentes migrando para o mundo do crime, o governo tenta combater através das escolas publicas com o projetos pedagógicos, mais não atinge diretamente o publico como os grupos culturais e quadrilhas juninas. A convivência social que é transmitido para os jovens durante os meses que antecedem a quadra junina no concurso de 2011, cerca de 140 quadrilhas juninas participaram do arraial junino organizado pela prefeitura de Belém, cada grupo junino possuem cerca de 48 integrantes, que após o mês de Junho ficam com tempo ocioso que se tivesse outras propostas no calendário oficial da prefeitura para os grupos culturais populares, seriam melhor aproveitado. Belém tem um vasto repertorio cultural que poderia usufruir e ocupar a praça Waldemar Henrique dando mais segurança e tranquilidade para quem transita no espaço durante o ano todo e não apenas no mês de Junho como acontece nos dias atuais.
Tony Morpheu.
Tony Morpheu.